terça-feira, 3 de março de 2020

12 elementos químicos do corpo humano

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
O corpo humano é composto por, no mínimo, 60 elementos químicos diferentes e suas finalidades não são muito conhecidas. Saiba mais sobre a a composição química do organismo humano e conheça os 12 elementos químicos do corpo humano de maior abundância.
Composição química do corpo humano
Conhecer os elementos químicos que compõe o corpo humano é algo fundamental para compreender seu funcionamento, seus mecanismos fisiológicos e a forma em que suas estruturas interagem. Estima-se que 96% do nosso organismo se compõe por 4 elementos em particular: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio, principalmente em forma de água.
Os 4% restantes se compõe por outros poucos elementos e poderíamos dizer que 99% do corpo é composto por 6 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio e fósforo. A seguir mais detalhes:
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Oxigênio (65%)
Todos sabem quão importante é a água para a vida e 60% do peso do corpo é constituído por ela. O oxigênio ocupa o primeiro lugar da lista e compõe 65% do organismo humano.
Carbono (18%)
O carbono é um dos elementos mais importantes para a vida. Mediante ligações de carbono, que podem formar-se e romper-se com uma mínima quantidade de energia se possibilita o dinamismo da química em nível celular.
Hidrogênio(10%)
O hidrogênio é um elemento químico que mais está presente no universo. Em nosso organismo acontece algo muito similar e ao lado do oxigênio em forma de água, ocupa o terceiro lugar desta lista.
Nitrogênio (3%)
Presente em muitas moléculas orgânicas, o nitrogênio constitui 3% do corpo humano. Se encontra, por exemplo, nos aminoácidos que forma as proteínas e nos ácidos ribonucleicos do nosso DNA.
Cálcio (1.5%)
Dos minerais que compõem o organismo, o cálcio é o mais abundante e é vital para nosso desenvolvimento. Se encontra ao longo do corpo nos ossos e nos dentes. São muito importantes na regulagem das proteínas.
Fósforo (1%)
O fósforo também é muito importante para as estruturas ósseas. Predominam nas moléculas de ATP proporcionando energia para as células.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Nenhum comentário: