Água de coco verde, um potente agente terapêutico que pode reduzir significantemente algumas patologias associadas à doença de Alzheimer: novas descobertas
Cérebros de ratas ovariectomizadas (OVX) podem apresentar características semelhantes às observadas em mulheres na menopausa com doença de Alzheimer (DA), sendo que o estrógeno parece desempenhar um papel fundamental. Estudos preliminares sobre a água de coco verde (ACV) relatam a presença de componentes semelhantes ao estrógeno. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da ACV sobre as mudanças patológicas da DA no cérebro de ratas OVX. Os grupos eram: recém-operadas, ovx, ovx+oestradiol benzoato (EB) e ovx+YCJ. Locais do cérebro (4 μm) foram retirados e imunocorados com β-amilóide (Aβ) 1–42, proteína ácida fribilar glial (GFAP) (um neurofilamento intermediário de astrócitos) e anticorpos Tau-1. Aβ 1–42, GFAP e Tau-1 são considerados biomarcadores de confiança para amiloidose, astrogliose e tauopatia (emaranhados neurofibrilares), respectivamente, que por sua vez, são características associadas à DA. Os níveis sorológicos de oestradiol (E2) foram mensurados utilizando uma técnica de imunoensaio quimioluminescente. YCJ restaurou o E2 sérico para níveis significantemente maiores (P < 0·001) do que do grupo ovx e do grupo de ratas recém-operadas. A deposição Aβ foi significantemente reduzida (P < 0·0001) no córtex cerebral no grupo YCJ, quando comparado com os grupos ovx, recém-operadas e ovx+EB (P < 0·01). Uma tendência similar foi observada em relação à expressão do GFAP no córtex cerebral e a expressão Tau-1 no hipocampo. Este estudo demonstrou que YCJ poderia ter positivas implicações futuras na prevenção e tratamento da DA em mulheres menopáusicas.
Referência Bibliográfica:
RADENAHMADA, N.; SALEHA, F.; SAWANGJAROENA, K. et al. Young coconut juice, a potential therapeutic agent that could significantly reduce some pathologies associated with Alzheimer's disease: novel findings. Brit J Nutr, 2010.
Fonte: VP CONSULTORIA NUTRIUCIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário