O geriatra Ralph Barros Penteado usa acupuntura no tratamento de Alzheimer para amenizar os sintomas do mal.
Ralph Barros Penteado é pós-graduado em Acupuntura e adepto da tradicional Medicina Chinesa e da Arte da Acupuntura, que usa no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal Fluminense e na Clínica Biobella, no estado do Rio de Janeiro.
Segundo ele, a acupuntura trata das dores e reduz a ansiedade e, embora o mal de Alzheimer ainda seja incurável, a acupuntura reduz a quantidade de remédios receitados e proporciona melhor qualidade de vida ao paciente.
N.R. Tradicional arte da medicina chinesa, Acupuntura e outras artes de diagnosticar e curar, como a Iridologia, usada hoje largamente na Europa e a Homeopatia, hoje ensinada nas universidades e adotada nos hospitais governamentais, foram, durante muito tempo, rejeitadas pelo corporativismo das classes de saúde. Hoje, talvez por outro motivo, o econômico, há uma verdadeira corrida aos cursos de Acupuntura, e outras práticas tradicionais chinesas.
A forte pressão contra os antigos praticantes destas artes deve-se mais às necessidades econômicas atuais do que ao exercício da Medicina.
Na China, país de origem das artes, as técnicas antigas convivem muito bem com a alopatia e a medicina ocidental, sem a hipocrisia e o corporativismo de nosso mundo.
Aqui, no Brasil, é lamentável que os médicos aprendam as técnicas da acupuntura com acupunturistas não formados em medicina ou com formação estrangeira e depois se voltem contra os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário