(11/01/2006 - 16:52)
Roberta Jansen
O mesmo princípio do Viagra, a pílula contra a impotência masculina, está sendo pesquisado no mundo todo para o desenvolvimento de drogas contra os mais diversos males, do Alzheimer à incontinência urinária. Pelo menos 15 novos medicamentos baseados no papel desempenhado pelo gás óxido nítrico no organismo humano já estão em fase de teste clínico e devem chegar ao mercado dentro de, no máximo, cinco anos, conforme foi revelado ontem no Simpósio Internacional sobre Óxido Nítrico, organizado pela Fiocruz, no Rio.
- Dois tipos de drogas estão sendo desenvolvidos: as doadoras de óxido nítrico e as que estimulam a produção de óxido nítrico no corpo - revelou o cientista americano Louis Ignarro, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 1998 por suas descobertas relacionadas à ação do óxido nítrico no organismo. - Estão sendo testados medicamentos contra mal de Alzheimer, úlcera, hipertensão, incontinência urinária, entre outros.
Produzido em diversos tecidos do corpo, o óxido nítrico teria funções múltiplas, segundo Ignarro. A principal delas seria a vasodilatadora, que estimula o fluxo sangüíneo e, por isso, seria importante na prevenção de hipertensão, derrames e arteriosclerose.
- Sabemos hoje que os pacientes com mal de Alzheimer apresentam deficiência de óxido nítrico em algumas partes do cérebro - explicou.
Segundo Ignarro, o óxido tem uma função protetora do organismo: suas características antioxidantes preveniriam inflamações. Alguns estudos já sugerem que o óxido seria importante também na prevenção do câncer.
O Globo
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário