(Da Redação) - Teve início na última segunda-feira as atividades do segundo semestre do Programa de Cinesioterapia Funcional e Cognitiva em Idosos com Demência de Alzheimer (PROCDA) e para seus respectivos cuidadores.
O programa é desenvolvido pelo Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro (Campus do Bela Vista) e é o primeiro projeto do Brasil desenvolvido visando atividade física para idosos com Demência de Alzheimer (DA).
As pesquisas já realizadas comprovam que o exercício físico proporciona diversos benefícios a este grupo. O projeto envolve profissionais de psiquiatria, fisioterapia e da educação física que, em conjunto, proporcionam alternativas de tratamento não farmacológico para reabilitação de idosos com DA.
A DA é causa mais comum de demência entre os idosos atingindo cerca de 50% da população com 85 anos ou mais, e representando 60% das demências diagnosticadas. É uma doença degenerativa e progressiva que acomete o cérebro levando a perda da memória, e não tem cura. É uma doença degenerativa e progressiva que acomete o cérebro levando a perda da memória, e não tem cura. Os primeiros sintomas da DA são muito sutis e muitas vezes não são identificados devido ao mau entendimento dos processos do envelhecimento. Muitos dos pacientes com DA começam a esquecer palavras e nomes; desorganizar contas; medicamentos e agendas; repetir frases e perguntas; e se esquecem dos fatos ocorridos recentemente. Devido a todos os sintomas apresentados, antigamente a DA era conhecida como a "caduquice", "esclerosado" e "gaga".
A prática regular de atividade física proprociona diversos benefícios aos idosos com DA tais como: melhora dos distúrbios de comportamentos (ex: ansiedade, depressão, alucinações, agressividade, irritabilidade, apatia e sono); melhora das capacitades motoras (força, equilíbrio, resistência aeróbica, coordenação, flexibilidade), melhora da circulação sanguínea, proporcionando assim uma maior autonomia e qualidade de vida. O exercício físico também é de extrema importância aos cuidadores, por gerar alívio na sobrecarga do estresse.
Devido a todos os benefícios gerados pela prática de atividade física, o programa visa oferecer um tratamento alternativo com o objetivo de prevenir, conservar e recuperar a capacitação funcional dos indivíduos, repercutindo positivamente em sua saúde.
O programa é coordenado pelo professor Dr. Sebastião Gobbi, profª Dra. Lilian Teresa Bucken Gobbi, Profº Dr. Florindo Stella e pela Fisioterapeuta professora mstd. Ana Paulo Canonici.
Ao inciarem as atividades, os participantes recebem uma avaliação neuropsicológica e física para analisar a memória, sinais de distúrbio de comportamento e as condições físicas.
As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras das 17h às 18h, no Departamento de Educação Física da Unesp, Bela Vista. Mais informações pelo telefone (19) 9749-8561 com Ana Paula e 3533-2848 com Larissa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário